quinta-feira, 6 de novembro de 2014

                  A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial - COMPPPIR promoveu nesta amanhã, dia 06/11, a partir das 8h30min, na Universidade Aberta do Brasil - UAB Sala 2, a etapa IV da "Formação Continuada de capacitação dos Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores para a implementação da Lei Federal Nº 10.639/03 e Lei Federal N 11.645/08 - Nível Avançado" que tratam respectivamente da obrigatoriedade da inclusão no currículo das escolas de ensino fundamental e médio, da história e cultura afro-brasileira e indígena,  instituindo o Dia 20 de Novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.
                 O professor cachoeirense Paulo Rogério da Rosa Corrêa foi o painelista. Ele cursa Filosofia, possui Bacharelado em Ciências Sociais, Licenciatura em Sociologia, É um Estudioso e Pesquisador em Educação.
                 A capacitação inicia o cronograma de atividades do Mês da Consciência Negra de nosso Município, intitulada "Mãos que Fazem" sob organização desta Coordenadoria, juntamente como Movimento Negro de nosso município.
                 Devido o sucesso do encontro, ficou acordado uma próxima formação ainda neste ano. Agradecemos os Educandários que se fizeram presentes, bem como os alunos do nosso Projeto "No Compasso Batuque-Tambor", contribuindo eficazmente com os posteriores debates propositivos. 







                                                                                         


















 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

                                                                   REFLEXÃO
                                        NOVEMBRO! MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
“A luta pela liberdade dos negros brasileiros jamais cessou”. Herdamos os propósitos de Zumbi, Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento. Contrapuseram-se ante as tentativas de aniquilamento de seus valores africanos e contribuíram com seus saberes para a fundação e o progresso do Brasil.
Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.
Que este mês, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria, reflexão e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!





"Nós não somos o que gostaríamos de ser.
Nós não somos o que ainda iremos ser.
Mas, graças a Deus,
Não somos mais quem nós éramos."
                                                  Martin Luther King