quinta-feira, 25 de julho de 2013


O dia 25 de julho foi instituído pela ONU como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, em 1992. A data foi escolhida como marco internacional da luta e resistência da mulher negra. Desde então, vários setores da sociedade atuam para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero, raça e etnia vivida pelas mulheres negras.

O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

Em 1992, em  Santo Domingo, na República Dominicana, realizou-se o 1º Encontro de Mulheres afro-latino-caribenhas, do qual decorreram duas decisões: a criação da Rede de mulheres afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas e a definição do 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha. A data objetiva ser um polo de aglutinação internacional da resistência das negras à cidadania de segunda categoria na região em que vivem, sob a égide das opressões de gênero e racial-étnica, e assim “ampliar e fortalecer as organizações e a identidade das mulheres negras, construindo estratégias para o enfrentamento do racismo e do sexismo”.

Em 2009, estimava-se que na região (América Latina e Caribe) eram em torno de 75 milhões de negras – cidadãs despossuídas de cidadania plena, logo faltam esforços no âmbito dos governos para a efetivação dos nossos direitos humanos. 
Estudos mostram que no Brasil as mulheres são maioria e representam 51,2% da população, sendo 46% delas pretas e pardas.

No último dia 22/07  durante o Festival Latinidades  Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha,  a Ministra de Estado - Chefe da Secretaria de Políticas  de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR da Presidência da República, Ilma. Sra. Luiza  Bairros analisou a condição da mulher negra no contexto atual, considerando o progresso e o processo de inclusão experimentado pelo Brasil na última década. “A mulher negra e, mais particularmente a mulher negra jovem, continua sendo parte daquilo que chamo de paradoxo do desenvolvimento no Brasil, porque foi o setor, o segmento da população que soube melhor se aproveitar de todas as oportunidades que foram criadas nos últimos anos”, disse, atribuindo a conclusão à maioria dos analistas da história mais recente do país.
 
“Apesar dos avanços, as mulheres negras continuam sendo parte das estatísticas do segmento com mais desvantagens”, disse ainda a ministra, afirmando que “ao mesmo tempo em que os efeitos negativos do racismo se manifestam mais diretamente sobre a nossa qualidade de vida, por um lado, por outro lado também é o setor mais bem aparelhado da população negra para vencer os obstáculos colocados pelo racismo”. Para ela, essa contradição confere à luta das mulheres negras a importância que ela tem para a superação do racismo no Brasil.


Este ano, as atividades do Latinidades acontecem entre os dias 19 e 27 de julho, em dois espaços: Funarte e Complexo Cultural da República, recebendo artistas brasileiras, da Colômbia, Cuba, Estados Unidos e Nigéria. A SEPPIR, por meio da Secretaria de Políticas de Comunidades Tradicionais (Secomt) organizou duas atividades que integram a programação do evento. Ambas acontecem no auditório 02 do Museu da República.
--------------
Fontes de pesquisa: http://www.seppir.gov.br/
                             : http://www.otempo.com.br              


terça-feira, 23 de julho de 2013

Espaço de Santa Josefa em revitalização



                  Considerado um santuário para os devotos, a área onde ficam o túmulo e a capela da escrava Maria José (popularmente conhecida por Santa Josefa), no centro de Cachoeira do Sul, está recebendo melhorias. Um conjunto de lixeiras foi doado por uma empresa e deve ser instalado no decorrer desta semana.
           Responsáveis pela manutenção do espaço, os irmãos Nilton e Adaídes Soares ainda buscam junto a empresários bancos e tintas para a pintura externa da capela, onde tem missa sempre na última quinta-feira do mês. A mão de obra voluntária já está garantida para as melhorias.
              DEVOTOS -O espaço de Santa Josefa recebe visitas diariamente para preces e pedidos. São devotos de Cachoeira, de outros municípios e estados e até do exterior, como indicam as placas de agradecimentos por graças alcançadas.

Fonte: Jornal do Povo – 23 de julho de 2013

Túmulo de Santa Josefa, que não santa oficial: visitas diárias para pedidos e agradecimentos.

Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe


25/07 - DIA DA MULHER NEGRA DA AMÉRICA LATINA E CARIBE



Histórico
Em 1992, na República Dominicana, cerca de 400 mulheres negras, reunidas para o 1º. Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe, firmaram o 25 de julho como o Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe, a ser celebrado em clima de reflexão, luta e festividade.
Essa data vai além da celebração do Dia Internacional da Mulher, à medida que marca a luta pelos direitos humanos das mulheres negras no intuito de visibilizá-las, possibilitando assim a discussão de temas relativos à condição das mesmas, apontando para a superação das desigualdades históricas baseadas na opressão de classe, gênero e raça.
A data é utilizada para chamar a reflexão dos motivos pelos quais as mulheres negras precisam lutar contra os piores salários, os postos de trabalho mais precarizados, a diferença salarial gritante em relação aos homens brancos, negros e mulheres brancas e ainda os altos índices de violência a que estão submetidas e a exploração sexual.


Meu cabelo crespo, entrelaçado como meu povo
Resiste a tudo que lhe oprime, renega, humilha e agride!
Minha pele negra é como a cor da noite
Retrata a beleza da minha gente
mas segue invisível aos olhos de tantos...
Meu corpo marcado, profundamente marcado
pela desigualdade, patriarcado e preconceito racial,
meu corpo profundamente marcado
samba na perspectiva do horizonte revolucionário...”
Edna. A. S.