sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Curso de Extensão em Saúde da População Negra"

 O município de Cachoeira do Sul esteve representado pela comitiva composta pela Secretária Municipal de Saúde Marta Helena Fernandez Caminha; Coordenadora – chefe da COMPPPIR Ana Lúcia Machado Falcão; representantes do Quilombo de Cambará Lisnara Lopes de Oliveira e Márcio Roberto Lopes da Silva; Agente de Saúde Maria Neivair e Ativista Negra Maria Eloa Santos que participaram do "Módulo I do Curso de Extensão em Saúde da População Negra", nas dependências do Convento dos Capuchinhos (Rua Paulino Chaves, 291, Bairro Santo Antônio) em Porto Alegre.
O curso será dividido em 2 (dois) módulos: I -  de 02 a 06 de setembro de 2013; II - de 04 a 08 de novembro de 2013.
Tem como objetivo capacitar para a intervenção no município, região e estado que compõem o sistema de saúde a partir de conhecimento específico e meios instrumentais, teórico e prático para a temática da Saúde da População Negra, no sentido de constituir estratégias de combate ao Racismo Institucional e às iniquidades em saúde, por meio de estudos sobre os determinantes e condicionantes à saúde. Seu público-alvo é constituído por gestores, trabalhadores em saúde e Movimento Social Negro, popular e/ou sindical, cujo pré-requisito é o comprometimento em efetivar a Política Nacional e Estadual de Saúde da População Negra, conforme Plano Operativo Nacional e Plano Estadual de Saúde, aprovado pelos Conselhos Nacional e Estadual de Saúde.

A atividade é promovida por meio da parceria entre a Escola Superior de Teologia (EST), o Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP) do Ministério da Saúde e o Setor de Auditoria do SUS no Rio Grande do Sul (SEAUD-RS), com financiamento da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).













Reunião/Jantar Fortalecimento Movimento Negro




                             Vislumbrando a discussão/debate da atuação do Movimento Negro  em nosso município, bem como  futuras ações direcionadas com enfoque já enfatizado, a  equipe da  Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial – COMPPPIR direcionou a reunião /jantar   entre os gestores municipais Prefeito Neiron Viegas, Vice-Prefeita Mariana Carlos e lideranças/ativistas do movimento negro nas dependências do Galpão Crioulo da E.E.E.M. Vital Brasil, no último dia 30 de agosto do corrente. A Coordenadora –chefe da COMPPPIR Ana Lúcia Machado Falcão, expressou seu sentimento de alegria através das palavras de Nelson Mandela: “Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos"  reiterando o ensejo de união e principalmente da busca pela edificação do trabalho no desenvolvimento de políticas públicas com bases no quadrante:  trabalho -  visibilidade – autonomia – respeito.
  





"Participação da “II Feira Cultural Pedagógica” da E.M.E.F. José Scortegagna do Município de Novo Cabrais"


"Participação da “II Feira Cultural Pedagógica” da E.M.E.F. José Scortegagna do Município de Novo Cabrais"

No último dia 30 de agosto do corrente a equipe da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial – COMPPPIR, sob coordenação da Coordenadora – Chefe/ Pedagoga Ana Lúcia Machado Falcão conduziu  uma comitiva para participação da “II Feira Cultural Pedagógica” da E.M.E.F. José Scortegagna do município de Novo Cabrais, com participação do projeto “No compasso do Batuque-Tambor idealizado pela COMPPPIR”; Grupo de dança Dinah Arte e Cultura.  Na oportunidade  a Vice- Prefeita Mariana Carlos, Diretora da E.M.E.F. Dinah Neri Pereira e professora Juliana Noronha acompanharam  a equipe COMPPPIR.  O prefeito municipal de Novo Cabrais Leodegar Rodrigues enfatizou a relevância da parceria com o município de Cachoeira do Sul através desta Coordenadoria, pontuando o desígnio de contemplar políticas públicas de promoção da igualdade racial. A diretora da E.M.E.F. José Scortegagna Maria Beatriz Cerentini manifestou o ensejo de um novo encontro com intento de realizar no educandário ações com enfoque étnico-racial.
O convite para atividade fora realizado mediante a participação da EXPOCABRAIS - 2013 realizada no mês de abril, no Show das Etnias - Afro, coordenado pela COMPPPIR.
--