quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Nesta manhã dia 08 de agosto, quinta-feira, às 8h30min, nas dependências do Sindicato dos Professores Municipais – SIPROMesta Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial – COMPPPIR promoveu o 2º encontro da etapa III da "Formação Continuada de Capacitação dos Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e Professores para a implementação da LEI FEDERAL N° 10.639/03 – e LEI FEDERAL Nº 11.645/08 Nível Avançado" - respectivamente lei que torna obrigatória a inclusão no currículo das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da história da cultura afro-brasileira e indígena e institui no calendário escolar o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.
A professora Olivoní Maria Maciel da Rosa, painelista abordou o espectro A História dos Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha" para que o tema seja aprofundado e trabalhado com os educandos, tendo em vista tendo em vista às comemorações alusivas ao 7 de Setembro no próximo mês.

MUNICÍPIO
O projeto idealizado por esta Coordenadoria no ano de 2010 completa 3 (três) anos de implantação no município, inicialmente direcionado para os educandários municipais. Todavia devido às novas articulações e solicitações, foi ampliado e ganhou aderência das Redes Estadual e Privada de Ensino.

PRÓXIMO ENCONTRO: 
O próximo encontro da capacitação está agendado para o próximo dia 07 de novembro às 8h30min, nas dependências do Sindicato dos Professores Municipais – SIPROM.

Assessoria de Comunicação -  COMPPPIR.
--------------- --------------- --------------


HISTÓRIA e TRAIÇÃO
Batalha de Porongos ou Traição dos Porongos, foi o último confronto da Revolução Farroupilha. Foi uma batalha combinada entre Canabarro e Imperiais. Resultou no massacre do Corpo de Lanceiros Negros de Teixeira Nunes, que estavam acampados na curva do arroio Porongos, no atual município de Pinheiro Machado quando foram atacados pelos imperiais. Em novembro de 1844, a revolução encontrava-se em pleno armistício, e seu fim já começava a ser negociado entre os líderes de ambos os lados. Os lanceiros negros estavam acampados no cerro de Porongos sob comando do general David Canabarro quando foram atacados de surpresa por forças sob o comando de Francisco Pedro de Abreu, o Moringue. O Corpo de Lanceiros Negros, cerca de 100 homens de mãos livres, tentou resistir ao ataque, mas foram quase todos mortos. Também foram presos mais de 300 republicanos, entre brancos e negros, e 35 oficiais farroupilhas.
Teixeira Nunes, principal líder dos lanceiros negros, foi ferido durante o confronto e, logo após, sem condições de defender-se, foi morto por  Manduca Rodrigues que lutava pelos imperiais.

TRAIÇÃO
Cogita-se se que o ataque teria sido previamente combinado com Canabarro para exterminar os lanceiros negros, que poderiam formar bandos após o término da guerra, que já estava sendo tratado. A questão da abolicão da escravatura, uma das condições exigidas pelos farroupilhas para a paz, entravava as negociações. A libertação definitiva dos ex-escravos combatentes precipitaria um movimento abolicionista no resto do império, e a mão de obra escrava vinha mantendo a produção agrícola desde os tempos coloniais.